A espécie de tigre mais conhecida no Brasil é o onça-pintada, também chamada de jaguar. Apesar do nome, a onça-pintada 🫰 não é um tigre verdadeiro, mas sim um grande felino sul-americano. O verdadeiro tigre, nativo do continente asiático, nunca viveu 🫰 na América do Sul.
A confusão entre a onça-pintada e o tigre provavelmente decorre da semelhança entre as manchas das duas 🫰 espécies. Ambas apresentam manchas, mas as do tigre são mais distintas e possuem um formato circular característico, enquanto as da 🫰 onça-pintada são irregulares e se assemelham a rosetas.
O tigre é um animal impressionante, com um tamanho que pode chegar aos 🫰 3,3 metros de comprimento e pesar até 300 quilos. Sua pelagem é distinta, com listras verticais negras sobre fundo laranja 🫰 ou branco. Infelizmente, o tigre está ameaçado de extinção, principalmente devido à perda de habitat e caça ilegal.
A onça-pintada, por 🫰 outro lado, é um pouco menor, com um comprimento máximo de 2,1 metros e peso de até 158 quilos. Sua 🫰 pelagem é amarelada com manchas negras. Embora também esteja ameaçada, a onça-pintada não está em risco crítico de extinção, graças 🫰 aos esforços de conservação e à proteção legal em muitos países.