A vila é composta de seis distritos: As quatro freguesias mais antigas que existiam inicialmente em Guaratuba eram: O distrito 💻 de São Gonçalo contava com onze habitantes entre os censos de 1958 e 1962, somando uma população de 2184 habitantes.
O 💻 município passou a contar com vários monumentos no século XIX, sendo eles: Cemitério de São Francisco; Igreja Matriz de São 💻 Gonçalo; Cemitério Nossa Senhora da Conceição; Quartel do Comando do Exército; Quartel do Corpo de Exército; Cemitério do Carmo,
antiga sede 💻 do Corpo de Exército; Vila dos Prados; Quartel de Comando da Guarda Nacional; Quartel de Comando do Porto; Quartel de 💻 Santa Lúcia; Quartel Militar do Forte do Governador; Quartel de Guaratuba; Escola de Comando.
O município também possui uma escola de 💻 arte, como o Parque Estadual Pedra Azul da Área Metropolitana de Guaratuba (EMAGARES), o Museu Solar da Pedra Azul e 💻 o Museu Municipal do Sítio Histórico.
O antigo colégio da vila de São Gonçalo, fundado pelo Padre Anchieta, foi tombado pelo 💻 Condephaat (Conselho Municipal da Pedra), em 1977, com a condição de: Patrimônio Histórico Municipal.No entanto,